Seja Bem Vindo!!!

Esse espaço será reservado para Louvarmos o Nosso Deus. Todo material aqui postado foram coletados em minhas andanças pela net. Espero contruibuir na pregação do Envangelho e que cada degrau da "Escada de nossa vida" que subirmos seja para apressarmos a Volta de Jesus.

21/08/2010

Vêr para Crêr

Tomé
Liçao 8
GRAÇA: Deus nos dá tudo que precisamos.
Verso Para Memorizar
“Então Jesus lhe disse: ‘Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram.”
João 20:29.
Referências
João 20:24-31; O Desejado de Todas as Nações, p. 557-568.
Objetivos
O aluno deverá:
Saber que Jesus nos diz tudo que precisamos saber.
Sentir-se disposto a aceitar o que Deus nos revelou.
Confiar na graça de Deus, mesmo quando não tiver todas as evidências.
Mensagem Central
Através de Sua graça, Deus nos deu tudo que precisamos para confiar nEle.
Resumo da Lição
Depois de Sua ressurreição, Jesus apareceu a todos os Seus discípulos, exceto a Tomé.
Tomé não quis acreditar naquilo que os outros lhe contaram, porque ele não havia visto
com seus próprios olhos. Quando Jesus apareceu e cumpriu suas exigências, Tomé percebeu
quão tolo havia sido, mas Jesus foi gentil e continuou amando Seu discípulo desconfiado.
Esta lição fala sobre graça. Até hoje Jesus nos dá evidências de Seu amor e cuidado. Se nos
concentrarmos nas bênçãos e na bondade de Deus, não precisaremos duvidar. Assim como Tomé
tinha a seu dispor provas do amor de Jesus, nós também as temos. Cada um de nós, como Tomé,
decide se reconhecerá e aceitará ou não esse amor

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Em nossa vida há muitas coisas nas quais não conseguimos acreditar e outras nas
quais realmente precisamos acreditar. Se procurarmos a orientação de Deus, Ele nos
dará tudo que precisamos para saber a diferença. Vamos abrir nossas Bíblias em
João 20:24-31. (Pedir a alguém que ore para que Deus mostre à classe o que precisam aprender
na lição de hoje.)
Vivenciando a História
Este estudo está baseado na versão “A Bíblia Viva”, mas poderão ser usadas outras versões
que os alunos tenham.
Dividir a classe em grupos de dois ou três alunos. Convidar uma dupla a ficar de pé à sua
frente. Esta dupla lerá A Palavra, alternadamente (um verso cada um). Para aproveitar melhor o
estudo, intercalar a leitura com comentários, feitos de acordo com os textos a seguir, e orações
curtas feitas por todos os grupos em voz baixa.
A Palavra
João 20:24, 25 (as duas primeiras frases)
Comentário
“Nós também vimos o Senhor.” Não O vimos face à face, mas temos visto evidências dEle:
nos olhos de um cristão, nos Evangelhos, em lindos hinos, em orações respondidas e vidas
transformadas. Vamos orar agora, cada um com seu grupo. Vamos todos agradecer a Deus pela
evidência que vimos em Jesus. (Durante os momentos de oração, ore com os alunos que estão
lendo A Palavra.)
A Palavra
A última parte do verso 25
Comentário
Este é Tomé, que não quer acreditar a menos que possa tocar a evidência. Tomé esteve com
estes homens durante três anos. Ele sabe que pode confiar neles; sabe que Jesus não os enganaria.
Então, qual é o problema? Mas, espere um pouco. Este poderia ser eu. Eu deveria confiar em
Deus, mas me preocupo como se tivesse que carregar todos os meus fardos sozinho. Será que
Tomé poderia ser eu? Vamos confessar as dúvidas que sentimos quando Deus ou nossos pais
tentam nos mostrar o caminho a seguir.
A Palavra
Versos 26-28
Comentário
Não há uma bomba para destruir o orgulho de Tomé; nenhuma ameaça, ninguém diz “Eu lhe
disse!” Jesus está muito calmo ao lado dele. Tomé finalmente capta a verdade: ele estava errado,
mas Jesus o ama mesmo assim. Esquece as marcas nas mãos! Tomé não consegue tirar os olhos
do rosto de Jesus. E Jesus o olha também. Ele sussurra com devoção: “Meu Senhor e meu Deus!”
Apresentar uma frase de louvor em seu grupo também. (Quando perceber que vários grupos
terminaram, começar a cantar “Deus é Tão Bom,” bem baixinho, até que a classe toda cante
junta.)
A Palavra
Verso 29
Comentário
Bem-aventurados são aqueles que “não viram e mesmo assim creram”, cada um de nós e as
pessoas que nos levaram aos pés de Deus. (Mencionar o nome da primeira pessoa que fez você
crer em Deus. Louvar a Deus por essa pessoa.) Em nossos grupos, vamos dizer o nome da pessoa
que nos ajudou a crer em Jesus, embora não O tivesse visto.
A Palavra
Versos 30, 31
Comentário
Que bom que Deus e os escritores dos Evangelhos nos relataram todos esses milagres. Deus
sabia quão difícil seria decidir no que acreditar. Então, nos deixou evidências escritas. Porque
“crendo nEle [poderemos ter] vida em Seu nome” (verso 31). E vida eterna! Vamos orar mais
uma vez. Desta vez para pedir que Deus nos mantenha fiéis a fim de que possamos nunca mais
duvidar. (Pedir aos dois alunos que estão em pé diante da classe para orar pela classe toda.)
Explorando o Texto Bíblico

Encerramento
Durante esta semana, vamos pedir a Deus que nos ajude a ver evidências de que Ele realmente
Se preocupa conosco.
Terminar com uma oração pedindo que Deus abra os olhos de cada um a fim de perceber Seu
cuidado por nós.
Lição
Dividir os alunos em grupos. Se possível, colocar um adulto em cada grupo.
Dar a cada grupo um dos textos a seguir e as perguntas que os acompanham.
Pedir aos grupos que encontrem os textos e preparem as respostas de
suas perguntas, que depois serão compartilhadas com o restante da classe.
1. Mateus 14:25-31. Quando Pedro começou a duvidar? O que poderia tê-lo
salvo da dúvida? O que podemos fazer para evitar a dúvida?
2. Mateus 21:18-21. Que orientações Jesus deu aos que duvidam? Como podemos implementálas
hoje em dia?
3. Judas 22. Como deveríamos tratar aqueles que duvidam? Quais algumas maneiras de ajudar
alguém a parar de duvidar que Jesus o ama?
Analisando
Ler João 20:30 para os alunos e comentar:
O que podemos fazer quando temos dúvidas? Como podemos ajudar os outros?
Lembrem-se:
ATRAVÉS DE SUA GRAÇA, DEUS NOS DEU TUDO QUE PRECISAMOS
PARA CONFIAR NELE.

07/08/2010

Lição Juvenis

Lição 6 dos Juvenis 7 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” Isaías 12:2.

Resumo da Lição
Quando os discípulos disseram a Jesus que as pessoas que O ouviam estavam com fome e logo precisariam comer alguma coisa, Ele miraculosamente proveu alimento para atender a necessidade do povo. Os discípulos reclamaram quando Jesus lhes pediu que alimentassem o povo. Essa é uma reação natural a um problema que parece impossível de solucionar.
Jesus queria que eles colocassem seus óculos espirituais. Ele queria que os discípulos percebessem o potencial de milagre daquela situação, e avançassem com fé, crendo que Ele daria todo o poder que precisavam.
Esta lição fala sobre graça. A impossibilidade da situação nos lembra de que não podemos salvar a nós mesmos, assim como não podemos alimentar 5.000 pessoas na hora do almoço.
Apenas Jesus pode suprir todas as nossas necessidades. Seja qual for a situação em que nos encontramos, não importa quão difícil seja, Jesus é capaz de suprir nossas necessidades e nos mostrar uma solução. Quando enxergamos problemas, Deus vê oportunidades de ajudar nossa fé a crescer. Apenas quando entendermos as nossas limitações, poderemos começar a perceber o quanto Deus é ilimitado.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Se a Atividade Preparatória A não foi feita, dividir os alunos em duplas e dar a cada dupla uma cópia do peixe e uma do pão. Pedir que dividam o peixe e o pão no maior número de pedaços possível. Dar no máximo dois minutos de tempo. Pedir a cada dupla que conte quantos pedaços conseguiram juntar.
Quantos peixes e pães de papel seriam necessários para dar um pedacinho para cada uma daquelas 5.000 pessoas? Ouça a história e veja como Jesus resolveu o problema.

Vivenciando a História
Com antecedência, pedir a um aluno ou um adolescente de outra classe que conte a história da lição, mas do ponto de vista do menino que levou o lanchinho. Como ele se sentiu quando André o levou a Jesus? Como se sentiu quando viu que Jesus alimentou todo o povo com seus cinco pães e dois peixes.
Depois, explicar o conceito da graça que Jesus demonstrou ao alimentar 5.000 pessoas.
(As pessoas tinham uma necessidade, e Jesus supriu essa necessidade sem fazer perguntas.)
Pedir que os alunos encontrem na Bíblia um texto que demonstre a bondade e a graça de Deus ao lidar com eles e escrevam no papel. Dar tempo para enfeitarem com o material disponível. Os alunos poderão usar como marca-páginas. Se o tempo permitir,
cada aluno deverá ler para a classe o texto escolhido.

Encerramento
Quando Jesus perguntou aos discípulos como alimentar todo o povo, estava desafiando-os a reconhecer suas próprias necessidades. Durante esta semana, vamos enfrentar situações que parecem impossíveis. Quando isto acontecer, vamos olhar para elas como necessidades que a graça de Deus pode suprir, e confiar que Jesus nos mostrará Seu poder.
Orar para que cada aluno perceba e tenha a certeza de que Jesus tem a resposta para todas as situações nas quais se encontram.



Lição 5 dos Juvenis 31 de julho de 2010

A perola de grande valor

Verso Para Memorizar

“Não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos [...], mas pelo precioso sangue de Cristo.” 1 Pedro 1:18, 19.

Resumo da Lição
Jesus contou duas parábolas – o tesouro escondido e a pérola de grande preço – que demonstram não apenas o quanto Jesus deve ser importante para nós, mas também o quão importantes as pessoas são para Deus. Tanto o tesouro escondido no campo como a pérola de grande preço são comprados por alguém que tem que vender tudo para adquiri-los. Em nossa lição desta semana, as histórias ilustram a atitude de Jesus, o grande “Negociante” que nos considerou tão valiosos que deu tudo que tinha – Sua vida no Calvário – para nos redimir e nos comprar de volta.
Esta lição fala sobre graça. Deus dá valor a cada indivíduo como se fosse a única pessoa na Terra. Ele nos dá tanto valor que Jesus seria capaz de dar a vida para salvar apenas um ser humano.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Dar a cada aluno papel e caneta e pedir que calculem quanto estão valendo hoje.
Quanto custaram seus sapatos, calças, camisas, etc.? Se têm relógio, óculos ou aparelho nos dentes, devem incluí-los também. Solicitar que cada aluno diga o quanto acha que está valendo de acordo com essa avaliação.
Quanto imagina você é o seu valor aos olhos de Deus? Na lição de hoje Jesus nos conta duas histórias para ilustrar o quanto nos valoriza.

Aplicação da Lição
Um Conselho de Valor
Ler para a classe o texto a seguir: Timóteo gosta muito de conversar na igreja. Ele está sempre tentando fazer alguém rir. Ele
não é muito inteligente, mas sabe como tirar a atenção da classe toda. Algumas semanas atrás, Timóteo e eu estávamos num grupo que tinha que fazer um cartaz. Timóteo não escreveu nada.
Ele só ficou fazendo piadas sobre tudo que o grupo fazia. Estou começando a desconfiar que o Timóteo não sabe escrever; talvez as piadas dele sejam uma forma de esconder o problema. Pensando bem, o Timóteo faz a mesma coisa toda vez que vamos ler algum texto da Bíblia. Talvez ele também não saiba ler ou não deve gostar muito de si mesmo. Fica fazendo piadas o tempo todo para que ninguém lhe faça nenhuma pergunta.

Encerramento
Agradecer a Deus por dar valor a cada membro da Escola Sabatina. Repetir com os alunos a mensagem central desta semana.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Alessandra Samadello

Comece o seu dia sendo abençoada e pedindo bençãos para os outros clic na seta e ouça