Seja Bem Vindo!!!

Esse espaço será reservado para Louvarmos o Nosso Deus. Todo material aqui postado foram coletados em minhas andanças pela net. Espero contruibuir na pregação do Envangelho e que cada degrau da "Escada de nossa vida" que subirmos seja para apressarmos a Volta de Jesus.

24/07/2010

Surdinho

A meninada toda estava na rua. Como era divertido brincar com o surdinho!
- Sur-di-nho! Sur-di-nho! - chamavam os meninos.

E batiam nele de um lado e de outro. O menino surdinho até ficava tonto. Os garotos às vezes caçoavam tanto dele, mas tanto, que o surdinho corria pra casa, chorando, chorando. Um dia os meninos abusaram demais. Chegaram até a lhe dar tapas, pisar nos pés, beliscar e empurrar com tanta força que surdinho caía no chão.

Queria ir para casa, mas não podia... Os moleques o agarravam... Assim que conseguiu escapar, fugiu, deixando os moleques rindo e caçoando dele. Mamãe - vocês sabem como são as mamães - logo percebeu que alguma coisa não ia bem. Correu e abraçou Surdinho.

- Que foi filhinho, que foi?
Ele também abraçou a mamãe e chorou muito, muito. Depois enxugou os olhinhos, ameaçou um sorriso, jogou um beijo para mamãe e saiu. Ela estava fazendo o almoço e com gestos falou que ele não demorasse. Mamãe ficou em casa com um aperto no coração.

Surdinho passou escondido pela rua. Quando viu um menino, entrou num jardim até que o garoto sumiu. Olhou dos lados e não viu ninguém. Começou a correr, até ficar muito cansado. Daí começou a andar devagar. Estava tão distraído que nem sabia por onde andava. Seu coraçãozinho estava muito cansado. Sabem? Ele se achava fora da cidade. Longe, não?

De repente, Surdinho viu o trilho do trem. Começou a andar nele e a se equilibrar. Pulava nas madeiras que seguravam os trilhos. Achou tão gostoso brincar ali, sozinho, que até começou a sorrir. E pulava, pulava e ria bastante. Era a primeira vez que isso acontecia.

Sua mãe, lá em casa ficou aflita, e cada vez mais aflita. Lembrou-se do Surdinho, da sua tristeza, e pensou: "Está acontecendo alguma coisa com ele. Saiu correndo para a rua. Viu os meninos brincando.

- Hei, sabem do Surdinho?

- Não está em casa?

- Não, ele saiu e não voltou. Ajudem-me a procurá-lo.

Surdinho continuava correndo pelo trinho, rindo, rindo.

- Piuiiii! - apitou o trem, lá longe.

Mamãe ouviu aquele apito e gritou:

- O trem, o trem!

Ela correu em direção à linha do trem. Os meninos foram atrás.

- Piuiiiiiiii! - apitou o trem mais forte, mais perto.

De longe mamãe viu Surdinho pulando e o trem se aproximando. As crianças começaram a gritar. Ficaram desesperadas. Queriam passar na frente do trem. Mamãe, chorando, gritou:

- Filhinho!

O maquinista do trem viu o menino, tentou brecar, mas não deu tempo...

O Surdinho morreu!

Os meninos choravam arrependidos. Haviam maltratado tanto o Surdinho que ele fugiu para longe e o trem o matou. Agora o jardim perdeu a graça. A rua ficou triste sem Surdinho. As crianças não quiseram mais brincar na rua. Nunca mais caçoaram de outro menino. Nunca mais jogaram pedra num aleijado. Nunca mais riram de um bobinho. Nunca mais bateram num surdinho. Nunca mais, nunca mais.

E vocês? Têm tratato sempre com bondade e alegria as pessoas que são aleijadas, ou têm algum problema? Quando você vir alguém assim não critique nem dê risadas. Ao invés de você criticar, ore por ele. Jesus ensinou claramente que devemos amar uns aos outros. Quando alguém abusa de nós, devemos pagar o mal com o bem. Jesus promete recompensar-nos se assim fizermos.
Fonte:
Historia: Escola Bíblica da Garotada
Figuras: Caminhando com Amor





































Meu Pai Robô

História que ensina sobre o Amor de Deus como o Pai que é de cada um de nós.
Como Pai, Deus cuida, ensina, repreende, protege, admoesta e tudo mais que um Pai que ama de verdade faz pelos seus filhos!

Essa História foi adaptada de um teatro infantil. Ou seja, pode ser usado como um teatrinho também, tanto com as crianças, como com fantoches. Adaptado pela irmã Gabriela Pache de Fiúza, que o retirou do site teatro cristão.

Aula Completa

- Receba as crianças com alegria.

Prepare recortes de revistas que contenham a figura de robôs. Diga às crianças que os robôs foram criados para facilitar a vida das pessoas, mas que não as substituem. Eles fazem os trabalhos perigosos, como ir no fundo do oceano explorar, algo que um ser humano não poderia fazer.

Conte a elas que os robôs jamais substituirão as pessoas, que devem ser usados para ajudar somente. As pessoas têm emoções e inteligência, coisa que um robô não tem.

Deixe que olhem as figuras de robôs.


- Faça um semi-círculo com as cadeiras, de modo que o professor fique diante de todos.
- Cante uma música
- Ore com as crianças, pergunte quem tem algum pedido especial. Deixe a oração final para fazer com as crianças. Nesse momento, ore você mesmo.
- Inicie a história

História

Certa vez um professor que não teve pai, projetou durante anos um pai para ele, criando o pai robô.

-Nossa! Estou ansiosa para ver o pai robô do professor.
-Eu também, ele falou tanto desde o início do ano que não vejo a hora.
- Bom dia crianças!!! – Disse o professor
-Bom dia professor!!!
-Chegou o grande dia, hoje vocês conhecerão uma pessoa muito especial…tcham, tcham, tcham, tcham… Aí está, o melhor pai do mundo, o meu papai, e ele pode tudo. – disse entusiasmado o professor.
-Oh!!! -disseram as crianças assombradas.
-E o que ele sabe fazer professor?
-Ele tem uma programação que permite muitas coisas, ele assiste TV comigo, me ajuda a lavar a louça, vejam que maravilha, tenho um pai que estará sempre comigo aonde eu for. Muito bem, vocês que tem um pai me digam o que ele deve fazer?


Os alunos levantavam a mão gritando: Eu, eu, eu ….
-Você Daniel o que gostaria de vê-lo fazer? –Perguntou o professor com ar de orgulho.
-Ele deve ajudar a arrumar a casa, tirar o pó por exemplo.
-Ok! Ok! Vamos lá. O professor programa o robô e o robô tira o pó da sala e as crianças vibram!


- Viram? O que mais, o que mais? Pode falar Ester!
- Ele tem que ser bom e dar abraços. –Respondeu Ester
-Venha cá Ester! -disse o professor- Vamos lá…( programa o robô ) …prontinho.

O robô dá um abraço muito apertado e desengonçado em Ester.
- Ai... ai... Ele tá me apertando!

O professor a ajuda.
-Mais alguns ajustes e este abraço ficará bom. – disse o professor.


E o que mais ele tem que saber fazer? - desafia o professor
- Ele tem que ser engraçado, meu pai é engraçado… - disse Bia.
O professor programa o robô e o robô faz malabarismo e palhaçadas e as crianças riem”.
- É melhorou, está começando a se parecer com um pai. - dizem os alunos empolgados.


-Viram como ele é perfeito? Nunca mais ficarei sem a companhia de um pai! Ele pode tudo. O que mais? O que mais? –falava o professor desafiando os alunos.
-Deve ajudar com os deveres da escola. – disse João
-Deve comprar muitos presentes… – disse Melisa
- Deve saber contar divertidas histórias… – disse Rafael
-E deve gostar de rir, ele deve ser sempre alegre … – disse Sofia.

O professor corre e programa o robô que cumpre todas as tarefas à perfeição.


-Algum outro desafio? Pergunta audacioso o professor.

- Um bom pai tem que saber orar - disse Cíntia desde o fundo da sala com voz firme.
-Orar ? – pergunta o professor intrigado.
-Sim, ele deve saber orar! Orar é falar com Deus, Nosso Pai maior, ele pode todas as coisas. É importante um pai saber orar. Sabe professor, quando a minha mãe ficou grávida, no ultra-som dos primeiros meses aparecia o feto com serias malformações ósseas. Os médicos disseram que eu nasceria deformada e que nem mesmo caminharia. Mas meu pai, cheio de fé, começou a orar e jejuar pela minha cura. Ele colocava a mão na barriga da minha mãe e orava todos os dias, ele nem mesmo quis fazer outros exames, ele creu de todo coração que Deus tinha me curado. E no dia do nascimento todos ficaram chocados, eu nasci perfeita, EU SOU PERFEITA. Todos ficaram espantados menos o meu pai, porque ele sabia que Deus já o tinha ouvido. Meu pai ora pelo emprego, pela nossa saúde, pelas finanças, pela família, ele ora por todas as necessidades! Sem dúvidas professor, o que um pai tem que saber fazer para ter uma família abençoada é orar, como o meu papai!

O professor estava visivelmente abalado, toda a sala estava com os olhos cheios de lágrimas. O professor rompeu o silêncio dizendo:

-Meu pai robô não foi programado para orar, e acho que nem se o programasse conseguiria, porque ele nunca poderá ter o amor nem a fé de um verdadeiro pai!
A campainha tocou e as crianças desinteressadas pelo robô que não poderia orar foram saindo e comentando.

-Vamos pedir pro nosso papai ir à igreja da Cíntia, queremos que eles também orem como o papai dela!


O professor e Cíntia ficaram na sala do lado do robô se olhando.

-O senhor está decepcionado professor?
-É que finalmente eu achei que ia ter um pai…- disse com tristeza.
-Mas professor, você pode ter um pai, Deus pode ser o seu Pai!
-Mas como isso é possível? Eu já sou grande e sou muito atrapalhado, Deus não vai querer ser o meu pai.
-Deus o ama e aceita o senhor, do jeito que o senhor é. Vamos até o meu pai que ele vai lhe mostrar o caminho até o Pai maior.
-Então vamos agora mesmo , quero conhecer este pai que realmente pode tudo.
O professor cobre o robô e vai com Cíntia.
Depois de ouvir o pai de Cíntia, o professor quis receber Jesus no seu coração e, de joelhos pela primeira vez na sua vida, sentiu os braços do amoroso Pai Deus o envolver. Agora, o professor tinha achado o que tanto buscava, UM PAI AMOROSO.

Cíntia piscou para o pai em cumplicidade. Porque o que o professor não sabia era que Cíntia e o seu pai vinham orando pelo professor desde o começo do ano!

Cíntia estava muito orgulhosa do seu papai, um homem de oração e fé.


Levando a criança a Cristo

- Converse com as crianças sobre Deus como o Nosso Pai. Diga a elas que Deus é tão Maravilhoso, que deu o Seu único Filho para morrer por nós, que somos pecadores. Diga a elas que Jesus levou tudo de errado que fizemos para que pudéssemos ter Deus como o nosso Pai. Ele fez isso por amor. Se convidarmos Jesus para entrar em nosso coração, ele o limpa de toda a sujeira do pecado (explique que pecado é tudo o que nos afasta de Deus: mentir, roubar, brigar). Nós temos o nosso papai na Terra, mas Deus é o Pai Maior. Ele é Pai de todos que O aceitam.

Pergunte às crianças se elas desejam ter Jesus em seus corações. Não as force! Deixe que estejam livres para decidir. A sementinha foi plantada no coração delas e se alguma delas não quiser, Deus se encarregará de tocar em seu coraçãozinho no momento adequado.

Ore com elas:

"Senhor Deus, eu desejo ter o Senhor como o meu Pai Celeste. Peço que Jesus, seu filho, venha limpar o meu coração, para que eu possa ter o Senhor como o meu Grande Pai, para sempre. Em nome de Jesus, amém."

Atividades: Monte um robozinho!
Idéias:


Fonte: Trabalhinhos

A Lingua Pecaminosa de Judite

23/07/2010

Neemias

Glória e Queda

Lição 4 dos Juvenis 24 de julho de 2010

Verso Para Memorizar
“Agradeçam ao Deus Eterno, anunciem a Sua grandeza e contem às nações o que Ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a Ele; falem das coisas maravilhosas que Ele tem feito” 1 Crônicas 16:8, 9, NTLH.

Resumo da Lição
Os israelitas confessaram seus pecados e renovaram seu concerto com Deus. Sob a orientação de Neemias, foram feitas reformas para ajudar o povo a compartilhar o amor de Deus com outros, através do serviço.
Esta lição fala sobre serviço. Neemias sabia que a melhor forma de servir àqueles que o cercavam era lembrá-los de quão fiel Deus sempre fora. Hoje em dia, as pessoas precisam do mesmo tipo de lembrete. Servimos a Deus quando contamos aos que nos cercam sobre como Deus tem orientado Sua igreja e nossa vida.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já notou o que acontece quando passa o tempo todo reclamando? (Você acaba ficando desanimado.) E quando você tenta ter uma atitude positiva? Na história de hoje, Neemias sabia
que as pessoas estavam tão envolvidas em seus próprios problemas que tinham esquecido todas as maravilhas que Deus havia feito para elas. Vamos descobrir como ele as ajudou a relembrar.

Vivenciando a História
Com antecedência, convidar o mesmo adulto que representou Neemias na semana anterior para voltar e contar o fim da história. Pedir-lhe que seja expressivo e fale com entusiasmo sobre como o povo estava voltando para Deus. Escrever as perguntas a seguir nas tiras de papel e distribuir para os alunos. Pedir que façam as perguntas a Neemias.
1. Você alguma vez teve raiva do povo?
2. Qual foi a diferença entre a vida antes e depois de voltarem para Deus?
3. Foi difícil para eles tentar fazer a vontade de Deus após tantos anos?
4. Como eles se sentiram quando começaram a louvar a Deus por tudo que tinha feito por eles?
5. O que aconteceu logo depois que você voltou para Babilônia? (Neemias 13.)
6. Que cinco reformas ou “purificações” você fez após voltar da Babilônia?
7. Por que você agiu daquela forma contra Tobias? (Versos 8, 9.)
8. Por que você repreendeu o povo pelos casamentos com estrangeiros?

Aplicação da Lição
Quadro de Honra
Em muitas escolas os alunos estudiosos, que tiram as melhores notas, têm seus nomes incluídos num quadro de honra.
Sua escola tem um quadro de honra? Vocês gostariam de ter seus nomes incluídos no quadro de honra?
Linda queria tirar a nota mais alta em História. Queria que seu nome fosse mencionado na formatura, recebendo a medalha de honra por ser a melhor aluna de História da classe. No começo do ano, Linda estudava História todas as noites.
Mas, depois de algumas semanas, ela acabou se envolvendo com outras coisas, que tinham que ser feitas imediatamente. Ela começou a deixar de lado as tarefas e trabalhos de História. Esqueceu-se da medalha de História, até que um dia sua mãe a lembrou:
“Você pode ganhar essa medalha se continuar estudando e se esforçando para ganhá-la.”
Linda começou a compensar o tempo perdido. Ela não teria ganhado a medalha de honra se não fosse por sua mãe.
Que honras você já recebeu que na verdade deveriam ser dadas aos seus pais? Que elogios você recebe que na verdade deveriam ser feitos a Deus?

Partilhando a Lição
Teia do Louvor
Pedir aos alunos que se levantem e formem um círculo. Dar a um dos alunos um novelo de lã. Esse aluno deverá dizer seu nome e uma coisa boa que Deus fez por ele na semana que passou. Depois, o aluno deverá segurar a ponta da lã e jogar o novelo para outra pessoa. A segunda pessoa faz exatamente a mesma coisa, segurando a lã e jogando o novelo para outra pessoa. Isto deve continuar até que se tenha formado uma teia. Chamar a atenção dos alunos para a beleza da teia, e em seguida pedir que dois ou três alunos soltem a lã.

Encerramento
Orar como Neemias, para estarmos sempre perto de Deus e conhecer Sua vontade para nossa vida. Pedir que Deus encha cada aluno de sabedoria e coragem, para ajudar as pessoas ao seu
redor e compreender como permanecer fiel a Deus.



Lição 3 dos Juvenis 17 de julho de 2010

Verso Para Memorizar

DESENHO 20: NEEMIAS EXAMINA A CIDADE EM RUÍNAS








“Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.” Neemias 4:15.

Resumo da Lição
Às vezes, como no caso de Neemias, enfrentamos desafios quando estamos servindo.
Neemias enfrentou a raiva, a zombaria, o desânimo e outros sérios problemas, mas Deus frustrou a oposição e o trabalho continuou. Os desafios e conflitos que enfrentamos são reais, mas o serviço realizado através da força de Deus traz glória e honra ao Seu nome, em vez de ao nosso próprio nome.
Esta lição fala sobre serviço. Embora possamos enfrentar desafios e dificuldades quando servimos a Deus, podemos confiar em Sua força. Assim como Deus venceu a oposição aos planos de Neemias, Ele promete atender nossas necessidades quando O servimos.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já saiu para brincar com os amigos e de repente teve uma ideia de uma atividade que seria interessante para fazer em grupo, e que seria divertida para todo mundo, mas alguém zombou da ideia e ninguém mais quis tentar?
Se isto já aconteceu, você pode entender melhor o que Neemias passou.

Vivenciando a História
Com antecedência, convidar um adulto caracterizado como Neemias para contar (não ler) a história para a classe.
Apresentar “Neemias” à classe, e pedir que os alunos prestem atenção na história que ele vai contar sobre sua confiança na força de Deus para solucionar os problemas do povo de Jerusalém.

Aplicação da Lição
Cenário de uma Discussão
Ler para os alunos a situação a seguir: Alguém lhe pede para cuidar das gêmeas Jéssica e Sara, garotinhas de 6 anos, que são “umas gracinhas”. Você imagina que vai ter um dia muito agradável. Você se senta numa poltrona para ler um livro, enquanto as meninas estão na cozinha, tirando da mesa as últimas
coisas que ficaram do café da manhã. Não demora muito, e Sara vem reclamar que Jéssica está jogando água no chão. Você dá um conselho para Jéssica em voz alta, e continua lendo seu livro. Mas Sara volta: Jéssica está batendo nela. Você levanta, fala bem firme com Jéssica, e volta para sua poltrona. Porém, agora as meninas estão discutindo: “Não fiz!” “Fez sim!” “Não fiz!” Em seguida, as duas garotinhas chamam você para ajudá-las. Elas são educadinhas e você gosta muito delas. Mas, o que está acontecendo? (Aceitar respostas.) Basicamente você trata aquilo como um pequeno desentendimento, e não como uma guerra mundial. Para tentar minimizar o problema, você não fica do lado de ninguém. E como é que você faz isso? (Pode oferecer um doce se tudo estiver arrumado em três minutos; acompanhá-las enquanto terminam o trabalho na cozinha; fazê-las trabalhar separadamente durante algum tempo; tirar a atenção delas daquela tarefa.)

Encerramento
Orar para que Deus continue fazendo com que os alunos sejam o sal do mundo, servindo tanto em tempos tranquilos como em tempos difíceis. Orar para que permitam que Deus os oriente de forma que possam superar os desafios e estejam mais bem preparados para servir o próximo.

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O Diário de Neemias – 2

Lição 2 Juvenis 10 de julho de 2010

Verso Para Memorizar
“Irmãos, peço [...] que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos em um só pensamento e em um só propósito.” 1 Coríntios 1:10, NTLH.

Resumo da Lição
Pessoas de todos os tipos e profissões, e de todas as partes do país, se reuniram para ajudar Neemias a reconstruir as muralhas. Trabalhando naquela construção estavam homens de negócios, políticos, mulheres, crianças e pobres. Cada classe da sociedade judaica estava ali representada. Imagine os detalhes que precisavam ser observados para que cada pessoa estivesse no lugar certo, na hora certa e com o equipamento ou material certos. Imagine como Neemias se sentia ao fim de cada dia.
A atenção de Neemias aos detalhes ajudou a facilitar o processo de construção. E, como praticamente todos trabalhavam unidos, a restauração dos muros começou sem maiores problemas.
Esta lição fala sobre serviço. As orações e o planejamento de Neemias permitiram que ele fosse um servo eficiente. Assim como a organização de Neemias foi uma bênção para aqueles com quem ele trabalhou, também podemos servir a Deus com mais eficiência se formos cuidadosos no planejamento da tarefa.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Algum de vocês já subiu uma montanha que é ponto turístico, ou foi a uma caverna bem conhecida, e quando chegou lá mal pôde acreditar que alguém tinha desenhado ou pintado o nome nas pedras, ou nas árvores? Talvez essas pessoas tenham se esforçado tanto para chegar lá que gostariam que todos soubessem que haviam estado ali. Hoje vamos ler sobre pessoas que são assim.

Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias dos tijolos e recortar. Pedir que os alunos abram suas Bíblias em Neemias 3. Fazer de conta que vai ler o capítulo todo. Pedir que cada aluno leia um verso, de pé e em voz alta. Após uns seis versos assim, ou antes, se os alunos já
se demonstrarem irrequietos, perguntar: O que está acontecendo neste capítulo? (Um registro do local da construção e quem a fez.) O que foi que eles reconstruíram?
Deem uma olhada no capítulo e me digam. (Portão das Ovelhas, Portão dos Peixes, Muralha Larga, Torre dos Fornos, Portão do Vale, Portão do Lixo [ou do Monturo], Portão da Fonte, Portão Leste, Portão da Guarda, Portão das Águas, Portão dos Cavalos, Portão Velho, Piscina de Siloé [ou Represa de Selá, ou ainda, Açude de Hasselá] e as muralhas entre todos estes portões.)
Dividir os 32 versículos do capítulo entre os alunos. Distribuir os tijolos. Os alunos farão um tijolo para cada personagem do verso (ou versos) que forem ler, escrevendo o nome daquela pessoa no tijolo de papel.
Quando a Bíblia diz Zacur, filho de Inri, seria como dizer “Zacur Inri” porque naquele tempo o sobrenome era o nome do pai. Só que eles diriam “Zacur Ben Inri”. Ben significa “filho de”.
Os alunos deverão escrever os nomes (por exemplo, Zacur Inri) e entregar os tijolos ao professor.
Prender esses tijolos na parede com fita adesiva, construindo uma parede com seis tijolos em cada fila. Os alunos também poderão prender seus tijolos; finalmente vocês verão de que tamanho ficará a muralha de papel. (Classes pequenas: não é necessário fazer esta atividade se os alunos ficarem entediados. Ou, enquanto um ou dois alunos constroem a muralha, os outros
podem continuar o estudo da lição.)

Encerramento
Repetir com a classe a “frase de efeito” criada pelos alunos, ou apresentar-lhes uma que você tenha criado. Pedir aos juvenis que se reúnam perto dos cartazes ou bandeiras expostos na classe.
Orar para que Deus lhes dê um senso de propósito a fim de servirem unidos e realizarem os planos de Deus.


O Diário de Neemias – 1


Lição 1 dos Juvenis 3 de julho de 2010

Verso Para Memorizar
“Somente temam o Senhor e sirvam-nO fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.” 1 Samuel 12:24.

Referências
Neemias 2; Profetas e Reis, p. 628-634.

Resumo da Lição
Neemias, copeiro do Rei Artaxerxes I, recebeu notícias dos problemas que seu povo estava enfrentando em Jerusalém e buscou a Deus em oração. Ele pediu a Deus que cumprisse Sua palavra, quando prometeu que, se o Seu povo voltasse para Ele, Ele restauraria sua terra. Neemias pediu ajuda ao rei, que lhe deu permissão para ir até a cidade para reconstruir seus muros. Neemias solicitou a ajuda de outros judeus e iniciou o trabalho de restauração em condições muito difíceis.
Esta lição fala sobre serviço. Neemias demonstrou seu amor servindo primeiramente ao rei e, depois, aos judeus.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Vocês se lembram de um momento em que estiveram em uma situação difícil, ou tiveram que conviver com uma pessoa difícil? Era complicado servir nessa situação? Hoje vamos ver que Deus deu a Neemias o poder de testemunhar por Ele em um momento muito difícil.

Vivenciando a História
Pedir que alguns voluntários leiam Neemias 2 em partes. Intercalar a leitura com as informações abaixo:

Juvenis leem os versos 1-3.
Antes de entrar no palácio, todos tinham que deixar suas preocupações pessoais do lado de fora. Cada um tinha a obrigação de contribuir para que o ambiente ao redor do rei fosse o mais agradável possível.

Juvenis leem versos 4 e 5.
No primeiro capítulo de seu livro, encontra-se a oração de Neemias pedindo que lhe fosse concedida a oportunidade de solicitar a ajuda do rei para o povo que voltara a Jerusalém a fim
de reconstruir os muros da cidade. Qual foi a primeira coisa que Neemias fez? (Pediu a ajuda de Deus.)

Juvenis leem verso 6.
A viagem levaria cerca de quatro meses (ele saiu em março ou abril, e chegou em agosto) e Neemias ficou fora durante 12 anos.

Juvenis leem os versos 7-10.
Quem são os vilões que aparecem nesta história? (Verso 10: Sambalate e Tobias.)

Juvenis leem os versos 11-18.
Qual foi a reação do povo diante do chamado de Neemias para o serviço? (Verso 18: cooperação.)

Juvenis leem os versos 19 e 20.
Como Neemias reagiu às dificuldades? (Disse que Deus faria com que alcançassem o sucesso.

Encerramento
Muitas vezes é complicado servir a Deus, por causa das pessoas ou situações envolvidas.
Vamos ser como Neemias e passar algum tempo planejando com oração, pedindo a Deus que nos dê sabedoria e habilidade para servi-Lo adequadamente, mesmo quando estivermos em situações difíceis, ou lidando com pessoas difíceis.
Terminar pedindo que Deus abençoe cada aluno à medida que planejam formas de servir e testemunhar.

Material de Apoio para História de Neemias:





Avental de história bíblica: Neemias e a reconstrução dos muros da cidade!...






Moldes: para copiar clic na figura e faça as formatações desejadas.




Fonte: Escolinha Bíblica da Garotada.

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