Seja Bem Vindo!!!

Esse espaço será reservado para Louvarmos o Nosso Deus. Todo material aqui postado foram coletados em minhas andanças pela net. Espero contruibuir na pregação do Envangelho e que cada degrau da "Escada de nossa vida" que subirmos seja para apressarmos a Volta de Jesus.

13/03/2010

A Rainha Ester

Introdução: Sempre temos estudado sobre grandes homens da Bíblia que obedeceram aos princípios de Deus e foram abençoados. Mas o Senhor também usou e usa, até hoje, grandes mulheres que se dispuseram e dispõem a obedecer aos seus princípios. Nesta semana conheceremos uma mulher usada por Deus para salvar os judeus da morte. Seu nome é Ester e foi escolhida pelo rei Assuero para ser rainha da Pérsia, onde viviam os exilados judeus.

Há muito tempo, na distante Pérsia, viveu uma jovem muito linda chamada Ester.


Ela não era apenas linda, mas também, gentil e inteligente e por isso todos que a conheciam gostavam dela!

Ester tinha sido criada como uma filha por seu primo mais velho, chamado Mordecai, porque era órfã.

Naquele tempo, reinava na Pérsia o poderoso rei Assuero que procurava uma jovem para se casar. Muitas jovens bonitas e elegantes foram levadas para o rei, mas quando ele viu Ester com sua beleza e bondade, não pode resistir e a escolheu para ser a rainha da Pérsia e morar no palácio. Mas o rei não sabia que Ester era judia.

Certa vez Mordecai salvou a vida do rei descobrindo que dois guardas queriam matá-lo e esse fato foi escrito no livro do rei.

Mas, havia naquele reino um homem chamado Hamã, que era muito rico, poderoso e perverso. As pessoas tinham medo de Hamã e se ajoelhavam quando ele passava pelas ruas.

Como Hamã era vaidoso!!!

Ele não apenas deixava que as pessoas o adorassem como também gostava muito disso! Apenas Mordecai não se ajoelhava quando Hamã passava, porque sabia que deveria adorar somente a Deus. Isso fez com que Hamã odiasse a Mordecai e quisesse matá-lo e a todo o seu povo.

Hamã conseguiu convencer o rei e fazer com que ele assinasse uma lei onde todos os judeus deveriam morrer.

Que lei terrível, não é mesmo?

Que coração duro!

Hamã não temia a Deus.

Ele era, de fato, muito mau!!!

Quando a rainha Ester soube do que estava sendo planejado pelo maldoso Hamã contra os judeus, teve uma grande idéia!!! Pediu que o seu povo não comesse nada por três dias e que, apenas, orasse ao Senhor! Ester sabia que o rei a amava, mas mesmo assim, não exigiu nada, mas procurou agradá-lo convidando o rei e Hamã para um jantar maravilhoso!

O rei Assuero sentiu-se tão feliz com a sua nova e doce rainha que prometeu dar a ela qualquer coisa que pedisse. Ester não pediu nada naquele dia, mas convidou os dois para que voltassem outro dia, para outro jantar e, então, o seu pedido seria feito. Hamã, também, sentiu-se muito contente com o jantar dado pela rainha e pensou: “se, até a rainha me respeita, como Mordecai não quer se ajoelhar quando eu passo?” Então fez uma forca para matar Mordecai. Mas Deus tinha outros planos para Mordecai.

Naquela mesma noite o rei Assuero ficou sem sono e foi ler o livro do seu reinado, então viu que não tinha agradecido a Mordecai por ele ter salvado a sua vida.

Na manhã seguinte, o rei pensou... pensou... mas não conseguiu ter uma boa idéia sobre como agradeceria Mordecai. Então resolveu consultar Hamã. O vaidoso Hamã ficou todo “metido” porque pensou que o rei estava querendo homenageá-lo. Quis mostrar o quanto ele era importante para o rei e deu a seguinte sugestão: “- Mande trazer a roupa real e o cavalo real. Mande o funcionário mais importante do reino vestir o homem a quem deseja honrar e depois faça com que ele seja levado à praça principal para que todos vejam o quanto ele é importante para o rei!”

O rei achou a idéia ótima! Mas Hamã não poderia imaginar o que aconteceria a seguir... o rei ordenou ao próprio Hamã que honrasse, vestisse e passeasse com Mordecai pela praça principal da cidade!!! Oh! Que humilhação para Hamã!

Além de Mordecai não se ajoelhar quando ele passava, Hamã ainda tinha que desfilar puxando o cavalo para o seu mais odiado inimigo!!! Na frente de todo mundo!!!

Chegou a noite do jantar da rainha. Tudo foi perfeito e o rei perguntou carinhosamente a Ester: “- qual é o seu pedido, rainha Ester?” Então, a linda e sábia rainha Ester, corajosamente, arriscou-se para salvar o seu povo e falou ao rei que ela era judia. Contou toda verdade sobre o plano de Hamã para acabar os judeus.

O poderoso rei Assuero se sentiu enganado por Hamã e ordenou a morte de Hamã.

Foi assim, Deus salvou os judeus através de Ester!

Mordecai tomou o lugar de Hamã no reinado de Assuero e a rainha Ester ficou conhecida na história do povo de Deus, não apenas pela sua graça e beleza, mas, também, pela sua imensa inteligência, fé e coragem!

Mas, o povo de Deus nunca esteve em perigo de verdade! Sabe por que? Porque Deus é muito forte e poderoso e sabe de tudo antes das coisas acontecerem e livra de todo o mal aqueles que o amam!

Foi por isso que Deus transformou uma simples jovem judia na rainha da Pérsia, preparando a salvação para o povo, antes mesmo de Hamã tentar destruí-lo.

Vocês sabiam que quando entregamos os nossos corações a Jesus nós passamos também a fazer parte do reino de Deus e a ter a cuidadosa proteção do Deus que sabe de tudo, pode tudo e é sempre vitorioso!!! Aleluia!

Vocês já entregaram os seus corações a Jesus?

Mordecai e Ester serviram a Deus e a Seu povo ao assumirem a responsabilidade de apelar ao rei para poupar a vida dos judeus. Nós também, atualmente, podemos servir a Deus e a Seu povo permanecendo firmes pelo que é correto em todas as circunstâncias.

Atividades:









3 comentários:

  1. é a vida tem varias escolhas ester venceu junto com mordecai gostei assim mim ajuda a vencer na vida e ser um exemplo para a minha familia!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gloria Deus !! Obediência e a base de tudo . Deus honra quem o honra gloria Deus

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Alessandra Samadello

Comece o seu dia sendo abençoada e pedindo bençãos para os outros clic na seta e ouça